sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Umbanda não é circo!!!

Salve os fios, salve todo esse povo

Sabe fios, esses dias eu tava pensando. Pensando na Umbanda, em como a Umbanda é iluminada. Tava pensando também em como a Umbanda recebe todos que chegam até ela, seja para seguir seus preceitos ou para só receberem uma ajuda imediata. Também recebe de braços abertos os curiosos e os descrentes. Muitos vão até os guias só para ver como é ou para verem se é de verdade. Não trazem nada de bom, nem levam nada consigo. É só para xeretar memo. Quando se cansam dos espaços de lazer das cidades,muitos resolvem ir até a Umbanda, prá ver como que é. Sabe, fios, qualquer dia desses vão fazer até excursão prá terreiro, se é que já não fazem, anunciando as "atrações" da noite.
Tô até imaginando: Não perca!!!nessa noitre no terreiro, ele com sua capa preta, apresentação única e exclusiva do exu tal...Chego até a achar graça nisso, num é memo, fio??? Mas brincadeira tem limite.
E já passou da hora de cada um que tem a Umbanda no seu coração, que é um religioso da Umbanda dizer um basta e mostrar pros curiosos que Umbanda não é circo!!!
Umbanda não é brincadeira, fio. Se quer visitar o terreiro só por curiosidade, que seja bem vindo, mas tenha respeito! E o respeito quem é que impõe? São os fios da Umbanda.
São os fios que primeiro respeitam o terreiro, respeitam o espaço sagrado, respeitam os guias, respeitam a sua fé e a sua crença para depois darem o exemplo de como os curiosos devem se comportar.
A umbanda não impõe nada, não cobra nada e abre os abraços a todos. Os fios devem entender toda a liberdade dessa religião e devem desfrutar da mesma com amor e muito respeito, ensinando prá quem não sabe que umbanda é religião, portanto deve ser tratada como tal.
Bom, meus fios, são só umas palavras simples prôs fios pensarem.
Com todo amor e respeito
Na fé de nosso senhor Jesus Cristo
Vovó Maria Redonda




5 comentários:

  1. Penso que, muitas vezes, há maior evidência para esse tipo de curioso que aparece nos terreiros. Entretanto, tem o outro lado representado pelas pessoas que se encantam com a Umbanda, têm vontade de aprender e de participar, mas nem sempre são acolhidas. Eu pergunto: será que os terreiros estão atentos à necessidade dessas pessoas?

    ResponderExcluir
  2. Se num tão, fia, deviam tá. É muito importante que todos que amam a Umbanda se preparem para esclarecer e desmistificar, mas fia, veja bem, se tem terreiro que num tás pronto, a umbanda sempre tá. A umbanda sempre tá de braço aberto para acolher aquele que necessita, aquele que busca um caminho de louvação ao nosso pai maior, um caminho de luz e amor, fia. Se alguém vai num terreiro e num encontra isso, que desista do terreiro, mas não desista da umbanda, purque a umbanda é maior. A umbanda encanta com seus sons, cores e luzes, mas também com tudo que representa, com o caminho que oferece e os fios devem estar sempre com os olhos e o coração voltados para isso: para o que a Umbanda é na verdade. Essa preta sempre tá aqui e em outros lugares e sempre vai estar, trabaiando prá que os fios num se esqueçam das origens e da essência da Umbanda.Que Oxalá te abençõe e abeções tudo os fios da Umbanda

    ResponderExcluir
  3. alguem de luz,vovó maria redonda conhecedora,se pudesse ma ajudar, preciso vender meu imovel,desde já agradeço. cardoso3368@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito deste seu blogue...
    A gente sente uma boa energia.
    Obrigada
    Tudod de bom

    ResponderExcluir